Dra. Paula Maki Otani
CRM-SP 135.132
Sobre mim
Olá, sou a Dra. Paula Otani, médica graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) desde 2008 e realizei minha residência em Medicina do Esporte, também pela USP, em 2011-2014.
A verdade é que sempre gostei de praticar atividade física, sendo que o meu grande amor é pelo tênis. Após alguns traumas e outras condições associadas à prática esportiva, percebi uma necessidade muito grande em profissionais que não só possuem conhecimento na medicina, mas também experiência na vivência do esporte. Por isso, resolvi unir essas duas paixões!
Logo após o término da residência de Medicina Esportiva, comecei a atender em alguns locais como médica do esporte, aos quais muitos pacientes me procuravam para melhorar a qualidade de vida, bem como iniciar ou adequar a atividade física em prol do tratamento de alguma comorbidade – hipertensão, diabetes, insônia, ansiedade, obesidade, etc.
A princípio, a minha atuação era na realização do check-up desses pacientes, na avaliação global e, após o diagnóstico, encaminhava para o especialista tratar (pelo próprio formato do check-up, onde eu não acompanhava o paciente, e também não tinha um médico que fizesse o acompanhamento global do paciente para encaminhar). Ou seja, eu não acompanhava o paciente em todo processo de cura, e isso me incomodava. Sabia que, se fosse uma médica generalista com uma formação de qualidade, teria condições suficientes para atender um colesterol alterado, junto com uma dor de cabeça por stress associada a crises de dores no estômago, por exemplo. Sim, pode parecer exagero, mas uma condição sempre vem acompanhada à outra, e o meu objetivo era conduzir esse paciente de forma integral.
Foi aí que resolvi prestar Medicina de Família e Comunidade. Foram mais 2 anos de residência, de 2017 a 2019.
Após a conclusão, entrei em um ambulatório no setor corporativo do Einstein, como Médica de Família. Posteriormente, abracei a oportunidade de atuar com telemedicina no Sírio Libanês. Além de Médica do Esporte no Clube Paineiras, acompanhando atletas competitivos de diversas modalidades.
Enfim… o que me brilha os olhos é atender atletas de alta performance e pessoas que fazem ou querem realizar atividade física, mas busca um médico especialista devido à alguma lesão, comorbidade ou para melhorar o desempenho no esporte.
A minha formação permite promover um atendimento integral, considerando o paciente como um todo e suas diversas dimensões como a física, mental e social.
A saúde não está fragmentada em partes específicas do corpo, ela é a totalidade do organismo. Quando uma coisa não vai bem, outras podem estar influenciando ou sendo afetadas por isso.
Não temos que aprender a conviver com a dor. Temos que nos unir às pessoas que tenham a capacidade de entendê-la a fim de direcionar ao tratamento adequado. E, quanto a isso, pode contar comigo.