Medicina do
Estilo de Vida
Você sabia que 80% das doenças que acometem a população tem origem no estilo de vida da pessoa?
Má alimentação, estresse, sono inadequado, tabagismo, relações sociais tóxicas e falta de exercícios físicos são os principais fatores predisponentes para diversas doenças crônicas. E todos esses pilares dizem respeito ao nosso estilo de vida.
Para definir a medicina do estilo de vida primeiro é preciso entender o que é a prática tradicional, cujo método é tratar as doenças a partir dos seus sintomas. Ou seja, ela foca em amenizar os sintomas para controlar a dor.
Já na medicina do estilo de vida, a conduta é completamente diferente, sabia?
Primeiro investigamos a causa e seus antecedentes, o gatilho que desencadeou essa dor, e com isso tratamos a raiz do problema com o objetivo da cura.
Vale mencionar que o acompanhamento com esse médico deve permanecer por toda a vida, afinal estamos em constante evolução e transformação, nosso organismo tem suas necessidades em cada ciclo, e a melhor forma de conquistar uma vida longa e plena é construindo um estilo de vida saudável.
Em outras palavras, na medicina do estilo de vida entendemos saúde como um conceito mais amplo, não apenas como ausência de doenças, mas como estado de completo bem-estar físico, mental e social.
Mas, dra. Paula, como posso promover a medicina do estilo de vida?
Como mencionei acima, existem 6 pilares da medicina do estilo de vida que devem ser trabalhados e melhorados:
- Alimentação saudável;
- Atividade física;
- Saúde do sono;
- Controle de agentes tóxicos;
- Saúde mental;
- Relacionamentos.
Tudo está relacionado. Não adianta você praticar atividade física, mas não ter uma alimentação equilibrada. Ou associar a prática esportiva com uma boa alimentação, mas fazer uso de tóxicos, como álcool e tabaco frequentemente. Enfim, precisamos associar todos os pilares para promover a saúde de forma íntegra. E é por esse caminho que iremos percorrer, juntos.
Com esse pensamento que eu me disponho a te ajudar. Só a mudança do estilo de vida pode auxiliar na prevenção e tratamento de diversas doenças para viver mais e viver bem.
Dra. Paula Otani
Médica do esporte
CRM-SP 135.132 | RQE 90061
Olá, sou a Dra. Paula Otani, médica graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) desde 2008 e realizei minha residência em Medicina do Esporte, também pela USP, em 2011-2014.